Exemplo de cozinha americana | Mobg
Exemplo de cozinha americana | Mobg

5 dicas de decoração para cozinha americana!

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Muita gente faz questão de preparar refeições sem perder o contato com outras áreas e pessoas da casa. Se você se identifica com esse grupo, considere o investimento em um projeto de decoração para cozinha americana.

A solução é perfeita para manter espaços integrados e melhorar o convívio dos moradores. Inclusive, saiba que existem diferentes formas de aplicá-la nos imóveis. O conceito, que representa uma cozinha aberta para outro cômodo, ficou popular por conta do visual moderno e da versatilidade.

Para saber sobre outras vantagens, os modelos mais comuns e as melhores formas de compor o ambiente, continue a leitura!

Tipos de cozinha americana

O detalhe comum a todos os estilos de cozinha americana é a conexão direta com outro recinto, como a sala de estar ou de jantar. No lugar da tradicional parede que separaria essas áreas, são usados apenas móveis (bancadas ou mesas) e, em alguns casos, uma meia parede.

Ou seja, existe a cozinha americana totalmente integrada e aquela que conta com algum elemento delimitando o ponto de encontro dos ambientes. O segundo exemplo fica parcialmente integrado, pois conta com balcões de alvenaria ou bancadas feitas sob medida em madeira, ou outro material.

Principais vantagens desse projeto

As cozinhas americanas não perdem valor por se adaptarem a diferentes tipos de imóveis, desde grandes casas até pequenos apartamentos. Devido à integração, elas liberam alguns centímetros e fazem com que o morador ganhe espaço para aproveitar do jeito que preferir.

Outras vantagens incluem:

  • sensação de amplitude — graças à ausência de parede divisória, você tem a percepção de continuidade que faz o local parecer maior;
  • praticidade diária — a ligação da cozinha a outro cômodo também favorece o fluxo interno, otimizando os afazeres domésticos;
  • aumento da interação — sem barreira visual, a família e seus convidados podem conversar à vontade mesmo estando em lugares distintos.

5 ideias para acertar na decoração para cozinha americana

O principal cuidado que você deve ter na decoração para cozinha americana é manter a unidade visual. Pense que ambientes integrados podem até ter alguns contrastes interessantes, mas boa parte dos elementos precisam estar em harmonia para que a estética não fique confusa.

Fonte: Livdecora | Cozinha integrada

1. Defina um tema ou estilo

A reflexão sobre a imagem desejada vai orientar todas as etapas do projeto. Então, reserve um tempo para buscar referências e definir qual estilo será aplicado à cozinha. Você pode se basear no visual do cômodo ao lado ou prever uma nova aparência para ambos espaços, de modo que fiquem equilibrados.

2. Conheça o efeito das cores

Considerando que cada tonalidade transmite sensações específicas, vale a pena utilizar essas características a favor do ambiente. Cores claras, por exemplo, refletem melhor a luz e potencializam o efeito de amplitude. Isso explica por que são boas opções para cozinhas e salas compactas, principalmente quando vêm integradas.

3. Priorize móveis funcionais

Cozinhas americanas devem aumentar a praticidade da sua rotina, por isso, capriche na escolha da mobília. As peças que cumprem mais de uma função ou podem ser guardadas para desocupar espaço, como as mesas articuladas, são ótimas escolhas. Também é interessante investir em armários altos para verticalizar e aproveitar cada centímetro.

4. Diversifique a iluminação

Luzes bem posicionadas evidenciam as melhores partes de uma cozinha americana. Por isso, não se contente com uma única lâmpada no ambiente. Há diversos tipos de luminárias para você instalar perto dos locais que merecem destaque. Pendentes sobre a bancada, fitas de LED em nichos e spots direcionados à pia são só algumas das ideias.

5. Invista em organizadores

Cozinhas abertas deixam tudo à mostra, tanto que a arrumação das coisas deve ser prioridade para evitar o aspecto indesejado de bagunça. A dica é providenciar itens organizadores, visando manter tudo no devido lugar. Podem ser ganchos, divisores de gavetas, conjuntos de cestos e até potes com etiquetas para categorizar e armazenar alimentos.

Agora ficou mais fácil planejar os passos da decoração para cozinha americana. Lembre-se de buscar inspirações em canais que divulgam conteúdos sobre projetos de interiores, design e arquitetura. Essa pesquisa trará ótimas ideias para você deixar cada cantinho com a sua cara.

Se gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter para receber mais dicas relevantes como a deste artigo!

Decoração

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.