Saiba como calcular a devolução de caução de aluguel

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Caução de aluguel é uma garantia estabelecida pela Lei do inquilinato que tem o objetivo de garantir que o proprietário não sofra danos financeiros nem materiais quando fizer a locação dos seus imóveis. Para saber qual deve ser esse valor, é necessário entender como calcular aluguel considerando o montante da caução devido.

Essa lei determina que o contrato da caução deve estar registrado em cartório de títulos e documentos, além de determinar demais regras para essa cobrança. Portanto, saber como calcular a devolução da caução de aluguel é essencial para cumprir todos os trâmites legais. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Como calcular aluguel?

Antes de considerar o valor da caução que deve ser pago, é importante entender como calcular aluguel de maneira correta. Para isso, diversos fatores, como avaliação do mercado, características do imóvel, custo de manutenção, seguro e documentação, devem ser levantados para encontrar um valor justo para ambos os envolvidos na negociação.

Nesse levantamento, a principal referência deve ser os imóveis semelhantes que estão disponíveis na região. Além disso, vale a pena avaliar benefícios da região, facilidades e demais recursos disponíveis para quem locar o imóvel.

Para ter certeza na hora desse tipo de avaliação, é indispensável contar com a ajuda de corretores ou de uma imobiliária que conheça as particularidades da área em que o imóvel está localizado.

Quando o valor da caução de aluguel deve ser devolvido ao locatário?

A devolução da garantia da caução de aluguel é devolvida quando o inquilino decide finalizar o contrato de locação feito com o locatário e depois da entrega do imóvel. Ele acontece após algumas avaliações sinalizadas no contrato.

O ideal é que o inquilino não assine documento referente a entrega de chaves antes que o valor da devolução da caução seja executado. O mais aconselhado é que ele assine apenas um recibo de entrega provisória das chaves.

É essencial que se coloque nesse registro, a observação de que a devolução da caução ficou para ser entregue em outro momento, ou seja, assim que os cálculos forem concluídos, segundo a correção monetária da poupança.

O locatário se responsabiliza em acionar o inquilino assim que o valor integral da caução estiver pronto para ser entregue, com os devidos ajustes realizados. Cumprir esse acordo com o locatário, significa obter boas referências por meio de boas condutas como proprietário.

Qual o prazo para fazer o pagamento da devolução?

Vale destacar que a devolução do valor da caução é um compromisso feito entre o locador e o locatário. A Lei do Inquilinato não define uma data para essa realização, porém, o que se espera é uma ação a partir do bom senso do proprietário.

Como o cálculo é feito?

O valor dado em dinheiro como garantia de aluguel, que normalmente equivale ao valor de três parcelas da locação, deve ser devolvido segundo os critérios que relatamos acima.

O valor da caução de aluguel, assim que recebido pelo locatário, deve ser depositado em caderneta de poupança, e deve obedecer a algumas regulamentações. Sendo assim, antes de devolver a caução ao inquilino, o proprietário ou imobiliária fazem o cálculo do reajuste valor inicial da caução.

Para calcular o valor real da devolução é importante ter uma tabela de cálculo. O valor é reajustado pelo índice da poupança, segundo o número de parcelas do contrato e multiplicado pela quantidade de meses que ainda restam a cumprir no contrato. A quantidade apresentada, é o valor total da multa contratual que deve ser abatida da garantia caução.

Como funciona o uso da caução quando há quebra de contrato de aluguel?

A primeira ação que você deve adotar para entender como funciona a caução é analisar o contrato assinado entre as partes. Em geral, ele contém todas as informações para o caso particular.

Porém, é natural ocorrer notificação de saída antecipada por parte do locatário, que vai fazer a avaliação da situação para verificar se existe alguma violação. Em caso positivo, o proprietário pode usar a caução para cobrir os custos.

Caso todos os custos adicionais tenham sido pagos pela caução e ainda sobrem recursos financeiros, o valor restante deve ser devolvido ao locatário. Além disso, vale contar com suporte de especialistas no mercado para garantir adequação às regras.

É obrigatório fazer a devolução?

A devolução da caução de aluguel não é obrigatória em todos os casos, por isso, é necessário ter atenção a alguns pontos importantes. Por exemplo, antes da assinatura de contrato, é importante avaliar o que ele diz referente a esse ponto.

Ele pode ser solicitado pelo proprietário também em caso de danos que vão além do desgaste natural do imóvel, com a intenção de cobrir os reparos necessários para que esteja em estado adequado para a próxima locação.

Por fim, vale a pena contar com uma imobiliária de confiança para ter clareza sobre essa e outras cláusulas do contrato. Desse modo, você evita dores de cabeça e prejuízos durante a negociação.

O que é o seguro fiança e suas vantagens?

Uma boa alternativa para a caução de aluguel é o seguro fiança. Esse serviço possibilita oferecer às partes da negociação maior segurança financeira e tranquilidade na hora de terminar os trâmites do acordo.

Além disso, pode ser usado em caso de inadimplência do locatário no pagamento do aluguel ou das despesas relacionadas ao aluguel. Ou seja, funciona como uma garantia adicional para o proprietário do imóvel, substituindo a necessidade de um fiador ou caução.

Vale destacar que o seguro fiança também é menos burocrático, o que pode acelerar o processo de locação e garantir que todas as partes envolvidas tenham a segurança jurídica necessária.

Enfim, saber como calcular aluguel e a devolução da caução é muito importante, tanto para o locador, como para o locatário. Porém, não há obrigatoriedade de devolução quando os desgastes no imóvel e as parcelas em atraso superam o valor que foi dado como garantia. Por isso, é importante ter atenção aos detalhes para evitar erros na hora da saída do local.

Gostou de saber como o cálculo da devolução da caução é feito? Então, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Mercado Imobiliário

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.