Alugar sem fiador é a maneira mais rápida do mercado | Mobg
Alugar sem fiador é a maneira mais rápida do mercado | Mobg

Aluguel sem fiador: entenda mais sobre esse tipo de locação!

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Atualmente, alugar um imóvel em alguns casos é um processo demorado e rico em diversas exigências. É preciso, na maioria dos casos por exemplo, apresentar cópias de documentos pessoais, comprovante de renda, certidão de estado civil e tantas outras comprovações, tornando a contratação cansativa e desmotivadora. Dito isso, apresentar um fiador é o maior desafio.

Devido ao ritmo de vida corrido da maioria das pessoas, o que se espera são procedimentos menos burocráticos e, até mesmo, a possibilidade de fazer um aluguel sem fiador.

Neste artigo você vai descobrir como é possível fazer locação de imóvel sem fiador. Acompanhe!

É obrigatório ter um fiador?

Felizmente, a resposta é não. Esse foi um dos grandes avanços no mercado imobiliário, visto que, em meio a uma diversidade de novas alternativas de garantia de pagamento, a exigência da obrigatoriedade de ter um fiador para alugar um imóvel virou coisa do passado. Isso se deu porque imobiliárias modernas viram a necessidade de gerar mais valor no atendimento aos seus clientes.

Já existem ferramentas bastante eficientes capazes de substituir a presença de um fiador ao realizar um contrato de locação. Muitas empresas inclusive, dispensam o uso de fiador e você não paga nada mais por isso, assim como na Mobg.

O que fazer quando não tem fiador?

Ao alugar, o proprietário pede uma garantia de que o aluguel seja pago até o dia do vencimento. Ele também deseja que o imóvel seja devolvido da mesma forma com que foi recebido, e isso é muitas vezes garantido por meio de um fiador.

No entanto, um dos maiores desejos de pessoas que costumam alugar um imóvel é realizar um trâmite sem a apresentação desse representante.

Afinal, assumir esse papel é uma função que a maioria das pessoas não gosta de se responsabilizar. São determinações difíceis de serem atendidas por quem é convidado a se colocar à disposição.

Além do mais, fazer um contrato de locação sem a assinatura de um fiador é totalmente possível. Existem outros meios de garantia para realizar o aluguel de uma residência, como os que vamos apresentar a seguir.

Seguro fiança

Este formato de garantia de pagamento é feito quando o proprietário firma contrato com uma empresa seguradora. O objetivo da parceria é garantir o recebimento do aluguel ao proprietário, caso o inquilino cometa inadimplência.

No seguro fiança, o locatário se responsabiliza em fazer pagamento anual à seguradora, o qual pode ser parcelado. Porém, o valor investido não é restituído quando o contrato de aluguel expira.

Custas do Seguro Fiança

  • Um aluguel anual ou de 12% a 15% mensalmente.

Em geral, quando este tipo de garantia é contratado há um custo de cerca de 1 aluguel por ano (12 a 15% do valor mensalmente), que pode ser pago em uma única parcela, ou parcelado mensalmente.

Este valor é pago pelo inquilino, que está contratando um serviço de garantia.

Caução

O depósito caução é uma modalidade de garantia feita por meio de depósito no nome do proprietário. O valor é equivalente a, aproximadamente, três vezes o valor do aluguel.

Quando o contrato é encerrado, o valor do caução é devolvido ao inquilino nos casos em que o imóvel esteja com a mesma conservação que foi entregue.

No entanto, caso precise de reparos ou pintura, por exemplo, o valor de caução permanece com o locador. A ideia é investir nas melhorias do residencial, com o propósito de deixá-lo bem apresentável para futuras locações.

Título de capitalização

O título de capitalização também é uma opção para manter o pagamento do aluguel dentro do vencimento.

Nele, o inquilino adquire o título de capitalização em nome do proprietário do imóvel sendo devolvido quando o contrato de locação é finalizado.

Cartão de crédito

Este tipo de pagamento é bem prático, podendo ser acionado na própria plataforma da instituição, durante o fechamento do contrato de locação. A aprovação é imediata e não requer nenhuma burocracia.

Fundo de investimento

A garantia do pagamento das mensalidades do aluguel pode ser feita quando o proprietário adquire fundos de investimentos. É similar à caução, em que há possibilidade de o locatário receber o valor investido ao término do contrato de locação, caso não haja necessidade de reparos no imóvel.

Quais as vantagens do aluguel sem fiador?

Empresas que trabalham diretamente com locação de imóveis tiveram uma resposta bastante positiva quando ocorreu a nova fase de realizar aluguel sem fiador.

Pode-se dizer que foi uma mudança transformadora para empreendedores e pessoas que não têm casa própria e dependem de aluguel quando precisam de um teto.

Para o locatário poder alocar uma residência sem passar pelo constrangimento de sempre precisar de um fiador, foi um acontecimento confortante. Tal melhoria se torna ainda mais visível quando o período de aluguel é curto e há necessidade de refazer o contrato com frequência.

Outra grande vantagem é que o locatário não fica dependente de terceiros para realizar esse projeto. No caso, é ele a única pessoa responsável por arcar com as suas responsabilidades.

Já para as instituições imobiliárias, a isenção de fiador ao alugar imóvel foi uma forma bem significativa de atrair mais pessoas interessadas em suas inúmeras bases de locação.

E ainda, mesmo com a eliminação de fiador, as empresas permanecem amparadas para receberem suas mensalidades de aluguel, fato que não leva ao surgimento de prejuízos orçamentários.

Quem não tem fiador para alugar imóvel?

Diante de tanta modernidade e do reconhecimento de que o mercado favorece empresas que são mais flexíveis com seus clientes, não ter um fiador deixou de ser um problema.

Quem não tem um fiador pode ficar tranquilo, pois é possível realizar seu contrato de locação normalmente, caso procure uma imobiliária que já aderiu a esse novo conceito de negócio.

Alugar sem fiador sem pagar nada mais por isso

Neste formato, que é como a Mobg trabalha, o fiador passa a ser a própria imobiliária ou plataforma de locação, de forma indireta. O objetivo é agilizar todo o processo e tornar tudo mais barato.

Neste formato, cada empresa trata de uma única maneira e geralmente o processo envolve uma análise de crédito direto com a imobiliária, a qual avalia principalmente a sua condição de crédito e também se a sua renda mensal está dentro do mínimo exigido.

Um bom benefício desta modalidade, é que você pode enviar toda documentação de forma online e receber um retorno (positivo ou negativo), de forma imediata. Você também pode adicionar mais de um CPF para comprovar a renda da familia, e melhorar suas chances de ser aprovado.

Nesta modalidade, você não tem nenhum custo adicional para a contratação do aluguel e, por ter uma documentação reduzida, tudo fica mais rápido.

Então, saiba que já é possível locar imóvel sem burocracias e tantas exigências, que por vezes levam à desistência de completar o processo. Muito desgaste pode ser evitado seguindo um processo 100% digital, com transparência e agilidade.

Que tal fazer contato conosco agora mesmo? Estamos preparados para atendê-lo da melhor forma e com imóveis de qualidade.

Mercado ImobiliárioMorar de Aluguel

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.