Bandeira de Chapecó no pôr do sol

Crescimento populacional de Chapecó: está entre as 20 que mais cresceram!

João Pedro Schmitz
João Pedro Schmitz

Table of Contents

O censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022, demonstrou um aumento significativo da população de Chapecó. Em 2010, o número de pessoas era de 183.548 mil habitantes. Já em 2022, o número é de 254.781 mil habitantes, ou seja, a cidade cresceu 38,81%.

O crescimento populacional de Chapecó, sinalizado por 71.233 pessoas a mais na cidade, se dá por diversos fatores que revelam ser um local propício para se viver e ter qualidade de vida por meio de uma boa educação e saúde, oportunidades de emprego, local favorável para empreender e tantos outros benefícios que atraem novos moradores.

Quer entender melhor sobre o incrível crescimento de Chapecó? Continue lendo este artigo!

O que o aumento da população significa?

O crescimento populacional de Chapecó é reflexo de uma gestão política bem elaborada. Além do nascimento de filhos de pessoas da terra, também acontecem as migrações de pessoas que buscam melhoria de vida em uma cidade que oferece oportunidades.

Com o aumento da população, há necessidade de maior fluxo de moradias na cidade. Esse fator estimula o empreendimento em imóveis, para os moradores serem bem assistidos.

Qual a posição de Chapecó no Estado de Santa Catarina?

Com a elevação do número de pessoas, o ranking da população de Chapecó agora ocupa o 6º lugar, comparado aos outros estados de Santa Catarina. Na região sul, a cidade está em 19ª posição. Já em relação ao número de habitantes do Brasil, Chapecó está em 114ª colocação. Segundo João Rodrigues, prefeito de Chapecó, o crescimento já era perceptível, pois nestes 10 anos, houve grande investimento em:

  • indústrias;
  • empresas;
  • universidades;
  • hospitais;
  • tecnologia.

O prefeito ressalta ainda que, em dois anos e meio de sua gestão, o ramo da construção civil cresceu de forma considerável. Houve aprovação de 3 milhões de metros quadrados de licença para a construção de imóveis. Isso representa R$8 bilhões em investimentos a iniciativas privadas e R$700 milhões por parte da prefeitura.

A partir dessas informações, surge a demanda de serviços públicos voltados para habitação, infraestrutura, mobilidade urbana e para os moradores terem melhor qualidade de vida no que se refere à moradia e trânsito na área urbana.

O que esperar da cidade no futuro com base nesses números?

Os dados constataram que Chapecó é um município que está em plena ascensão. Conforme o vultoso crescimento habitacional e em outros diversos ramos, espera-se que os gestores maiores, governador e prefeito, com o apoio dos órgãos competentes da cidade, criem políticas públicas para realizar investimentos em projetos que atendam aos anseios da população e para oferecer qualidade de vida aos moradores.

Como acabamos de perceber, o crescimento populacional de Chapecó aconteceu de maneira admirável, e isso se torna um motivo excepcional para deixar a sua população com maiores expectativas de vida e esperança de oportunidades que possam proporcionar uma vida com realização de sonhos e bem-estar.

Além de conhecer o número de habitantes, é importante que você conheça os melhores bairros para morar na cidade. Sugerimos ler o artigo: Quais os melhores bairros para morar em Chapecó?.

Notícias

João Pedro Schmitz Twitter

Sempre em busca do próximo nível.