Economia em Chapecó: saiba quais os seus pontos de destaque
Table of Contents
A cidade de Chapecó é um município ao oeste do estado de Santa Catarina, localizado no sul do Brasil. Sua área é de 626,060 km, e a região urbana tem 36,1 km. Fica distante de Florianópolis, sua capital, cerca de 557 km. Segundo o censo do IBGE, em 2022, sua população era de 251.130 habitantes.
É considerada a maior cidade do interior de Santa Catarina e tem um grande movimento econômico em diversos aspectos. Conhecer mais sobre essa localidade é fundamental para quem pretende investir em algum tipo de negócio na cidade. Continue lendo e saiba mais sobre a economia desse município!
Turismo
Chapecó é um local que oferece grande diversidade de diversão para os visitantes. Muitas atrações acontecem periodicamente. O Parque de Exposições Tancredo Neves, por exemplo, é considerado um dos melhores e o maior da cidade, por promover diversos eventos.
Se destaca pelas suas festas e feiras que apresentam a cultura e o turismo da região. Dentre os eventos mais populares podemos citar:
- Würstfest (festa da salsicha);
- EFAPI (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó);
- Rodeio Crioulo e Artístico Interestadual;
- Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne);
- Festa da Colonização Italiana.
Também tem pontos turísticos que encantam as pessoas que buscam conhecer o que a cidade tem para alegrar a vida de quem a visita, como:
- mirante da ferradura;
- gruta de sede figueira;
- estância das águas;
- centro de cultura e eventos Plínio Arlindo de Nes;
- museu da colonização de Chapecó.
Indústrias
O mercado industrial de Chapecó é bem diversificado, e o PIB desse setor é de 30,2%. Outros setores industriais que são bem expressivos são as áreas de transporte, móveis, software e biotecnologia, plásticos e embalagens.
Renomadas empresas que atuam na cadeia industrial de carnes estão instaladas em Chapecó. A Sadia e a Perdigão estão presentes no mercado chapecoense com três unidades da marca.
O grupo Aurora é o terceiro negócio industrial presente no mercado e que contribui expressivamente com a economia de Chapecó. Além desses setores, no entorno metropolitano também podem ser encontradas indústrias de leite e de madeiras.
Mercado imobiliário
De acordo com o que foi apresentado no programa Balanço geral Oeste, o crescimento no setor de construção civil, em Chapecó, foi de 26% ao ano, em 2021, ou seja, a cidade está em ascensão imobiliária.
No mesmo ano, foram autorizados mais de 1.700 alvarás de construção de imóveis na cidade, o que representa um elevado número de novos residenciais nos últimos anos, isso favorece também, maior fluxo de negócios referente à compra, venda e aluguel de imóveis em Chapecó.
Devido a esse crescimento, em 2022 foi realizada a 16ª edição do “Salão de Imóveis” como proposta de oportunidade de vários negócios de investimento nesse setor. À vista disso, investir em imóveis na cidade se tornou um tipo de negócio bem lucrativo.
O público que participa do evento, são pessoas que demonstram interesse em investir na compra de vários tipos de imóveis. Estão presentes, também, imobiliárias e construtoras para apresentarem a sua empresa e fazerem bons negócios. Para 2023, o mercado imobiliário tem boas perspectivas.
Metalmecânicas
O setor de metalmecânica é um dos que tem grande destaque na economia de Chapecó. Um dos exemplos, é que essa área está em desenvolvimento na produção de máquinas para frigoríficos. Devido ao aumento da produção e das demandas da região, Chapecó tem atuado na exportação desses produtos para outros estados, assim como para o mercado exterior.
São diversas as empresas que atuam no ramo de metalurgia em Chapecó. Em suas atuações estão inseridas as produções de portões e grades, vários tipos de estruturas metálicas, corrimão etc.
Normalmente são produtos em aço, inox ou ferro. Além dos produtos, as metalúrgicas são responsáveis por uma grande porcentagem de oferta de empregos na cidade de Chapecó.
Comércio
Em 2021, o crescimento financeiro total do município de Chapecó foi de R$ 9,5 bilhões, produzido pelo setor industrial, agropecuário e comércio. Se deu pelo aumento das exportações das agroindústrias e pela atuação das lojas, comércio de rua, farmácias, combustível e outros empreendedorismo.
Outro aspecto que aquece o mercado de Chapecó são as duas estações bem definidas, o verão e o inverno, em que chegam a temperaturas muito altas ou muito baixas. Isso faz com que o setor de calçados, vestuário e eletrodoméstico tenham maior fluxo de venda desses produtos. Veja o crescimento do varejo no volume de vendas em 2021:
- artigos de uso pessoal e doméstico: 116,1%;
- vestuários, calçados e tecidos: 103,9%;
- motocicletas, veículos e peças: 114,2%;
- móveis e eletrodomésticos: 36,4%.
Setor de serviços
Em Chapecó, o setor de serviços é responsável por 57,7% do seu PIB (Produto Interno Bruto). O ramo que mais tem oferta de empregos é a área comercial. As funções mais requisitadas são a de vendedor, assistente de caixa, repositor de estoque, TI, operador de produção etc.
Em 2021, especialmente de janeiro a agosto, a cidade apresentou um saldo animador de aproximadamente 6.092 empregos gerados, bem maior comparado a 2020, que girou em torno de 4.488 vagas preenchidas.
O prefeito de Chapecó, o senhor João Rodrigues, fez um relato animador sobre a cidade ao dizer que espera que o município cresça ainda mais por meio de parceria do poder público com o setor produtivo e pela desburocratização dos processos, para que incentivem cada vez mais o empreendedorismo e investimentos na infraestrutura.
Disse ainda que em 2022, as notícias foram boas, por estar entre as 50 melhores cidades para se viver e por ser a quarta economia de Santa Catarina e uma das 100 cidades mais ricas do Brasil.
Afirmou que esse desenvolvimento se dá pelo grande fluxo de emprego, pela inclusão e pela qualidade de vida dos moradores.
Por ser um lugar com uma economia bem elevada, que tem um comércio forte e é um grande atrativo para muitas pessoas residirem, a cidade de Chapecó é uma localidade em que o empreendedorismo está sempre em ascensão, por essa razão, vale a pena investir em imóveis e colocá-los para alugar em diversos bairros da cidade.
Como estamos falando de compra de imóveis, é interessante você conhecer as características de alguns bairros de Chapecó. Por isso, sugerimos que leia o artigo: quais os melhores bairros para morar em Chapecó.
Blog da Mobg Newsletter
Join the newsletter to receive the latest updates in your inbox.