Marketing imobiliário: o que é, tipos e como fazer!

O marketing imobiliário ajuda você a alcançar interessados em seus imóveis. A seguir, veja como ele funciona, quais seus tipos e vantagens, além de como montar a sua estratégia!

Régis Tomkelski
Régis Tomkelski

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O marketing foca em conhecer consumidores para oferecer soluções, que atendam às suas necessidades e desejos. Assim, essa parte das ofertas de produtos envolvem diferentes estratégias. No caso do marketing imobiliário, o objetivo é fazer com que a pessoa alugue ou compre um imóvel. 

Neste post, entenda os tipos de marketing que podem ser aplicados no mercado de imóveis. Entenda também por que compensa investir nestas estratégias, e saiba como montar a sua. Boa leitura! 

Quais são os tipos de marketing imobiliário? 

Existem diversos tipos de marketing, que envolvem estratégias diferentes, mas que contam com o mesmo objetivo de alcançar o consumidor. A seguir, confira alguns deles em detalhes! 

Outbound Marketing 

O marketing “tradicional”, que usa estratégias diretas para anunciar um produto. Por exemplo, algumas das mais conhecidas são: 

  • comerciais na televisão e rádio; 
  • outdoors; 
  • anúncios em jornais; 
  • propagandas em revistas; 
  • anúncios em redes sociais. 

Aqui, a oferta deve ser atraente e clara, pois é preciso captar o tempo de atenção das pessoas. Desse modo, elas podem se interessar pelo produto e comprá-lo, sem a necessidade de um período mais longo de relacionamento com a marca, como no Inbound. 

Inbound Marketing 

O objetivo do “Inbound” é que o cliente chegue até o produto, passando por etapas de um funil de marketing, como a descoberta de seu “problema” ou “dor” e a busca de soluções para resolver a questão. 

Neste caso, o foco está em produzir conteúdos relevantes, que informem e ajudem a pessoa a tirar as suas dúvidas. Conforme isso acontece, ela ganha confiança na marca e escolhe sua solução. Por exemplo, quando se cria um blog com posts sobre apartamento de alto padrão e suas vantagens, levando o consumidor a conhecê-lo e escolher morar em um. 

Marketing Digital 

Segundo reportagem da Forbes Money, a pesquisa E-commerce Trends 2024, feita pelas empresas Octadesk e Opinion Box, apontou que 85% dos brasileiros entrevistados realizam, pelo menos, uma compra online por mês. Além disso, 54% dos respondentes pretendiam aumentar as compras online em 2024. Mas o que isso tem a ver com marketing imobiliário? 

Muito, pois a pesquisa online e compra digital se tornou um hábito do consumidor. Tanto que o relatório também aponta que 65% das pessoas usavam redes sociais para conhecer o produto, antes de pagá-lo. Por isso, nos últimos anos, o marketing digital ganhou força. 

No caso do mercado de imóveis, as pessoas podem não comprar efetivamente a casa ou apartamento online. Contudo, vão usar a internet e as redes sociais para procurar opções. É aí que existe a necessidade de estar no digital, realizando estratégias que mostrem os imóveis. Para isso, é possível usar alguns meios, que misturam Inbound com Outbound. Por exemplo: 

  • anúncios e lives nas redes sociais; 
  • parcerias com certos influencers para alcançar um segmento de público; 
  • e-mail marketing; 
  • sites e landing pages com foco imobiliário; 
  • anúncios em plataformas de marketplace. 

Marketing de relacionamento 

Com foco na relação empresa-consumidor, este tipo de marketing tem estratégias que alimentem o vínculo entre cada pessoa do público-alvo e a marca. O resultado é não só a compra dos produtos, mas a fidelização. Para isso, ele envolve algumas práticas como: 

  • conhecer bem o público-alvo e segmentá-lo conforme seus interesses; 
  • prestar um atendimento solícito, eficiente e rápido; 
  • oferecer recompensas e vantagens ao consumidor; 
  • mostrar disponibilidade sempre que a pessoa precisar; 
  • manter comunicação constante. 

Por que o marketing imobiliário vale a pena? 

Considerando que o mercado imobiliário envolve uma ampla concorrência de empresas, profissionais e locadores com seus imóveis, aplicar o marketing de imóveis compensa por diversas razões. Confira algumas delas! 

Negócios mais rápidos

Apesar do custo com estratégias de marketing, que podem variar dependendo de seu tipo, a probabilidade de alcançar um interessado no imóvel é muito mais ampla. Assim, o imóvel não fica fechado ou rendendo despesas, como no caso do condomínio, que deve ser pago mesmo que o local não esteja alugado. 

Mais ofertas 

Com o imóvel online, pessoas de todos os tipos vão encontrá-lo. Assim, também há a possibilidade de receber diferentes ofertas e escolher a que seja mais vantajosa. Dessa forma, especialmente para quem investe no mercado imobiliário, é possível fazer um bom negócio e reaplicar os recursos ou comprar outro imóvel mais cedo. Com isso, o marketing ajuda a aumentar seu patrimônio. 

Relacionamento com o cliente 

Para construtoras, imobiliárias e investidores com vários imóveis, o marketing imobiliário é essencial. Afinal, é preciso alcançar consumidores e manter um relacionamento com eles, a fim de vender e alugar as propriedades. Afinal, considerando que os imóveis são bens de alto valor e podem ocorrer desistências, uma marca que atua no setor se torna forte e conquista a confiança do público com a ajuda do marketing. 

Dessa forma, seja quem procura por imóveis, ou quem já está negociando, pode sentir mais segurança, pois consegue analisar como a marca está se apresentando e agindo. Assim, mantém o interesse pelo imóvel e pode continuar alugando-o por muito tempo, ou escolher comprar alguma propriedade no futuro. 

Como montar uma estratégia de marketing para imóveis? 

Montar uma estratégia de marketing imobiliário exige atenção e detalhes. A seguir, confira algumas dicas para isso! 

Defina o público-alvo 

Entender o público-alvo é essencial para depois segmentá-lo, conforme suas necessidades. Para isso, é indicada a criação de diferentes personas, que refletem os vários nichos e ajudam a visualizar melhor quem está interessado nos imóveis. 

Analise o mercado 

O marketing deve acompanhar o mercado de imóveis. Por isso, é essencial segui-lo, a fim de entender as suas tendências e aproveitar as diversas oportunidades. Dessa forma, é possível criar melhores estratégias de atuação e investir melhor os recursos de marketing. 

Utilize vários tipos de marketing 

Atualmente, nenhum tipo de marketing é melhor que o outro. Assim, o indicado é que se combine vários modelos, para contemplar todos os aspectos de uma boa estratégia. Por exemplo, com o inbound, você pode alcançar leads. Já com o marketing de relacionamento, pode-se focar em manter os locatários alugando seus imóveis. 

Invista nas redes sociais 

As redes sociais são um dos melhores canais para se aplicar estratégias de marketing. Afinal, segundo pesquisa da Statista, na reportagem da Época Negócios, mais de 84% dos brasileiros usam as redes todos os dias. 

Dessa forma, é importante aproveitar esses canais, oferecendo conteúdos variados, como vídeos, fotos e lives, para alcançar o público. Além disso, é necessário acompanhar métricas para identificar as campanhas com melhores resultados. 

Anuncie muito 

Fazer anúncios alcança muitas pessoas. No caso do marketing para imóveis, vale a pena focar em recursos como geolocalização, para atender pessoas com alta probabilidade de ficar com o imóvel. Além disso, também é importante usar descrições completas do imóvel, e aproveitar as vantagens do condomínio e do entorno para falar dos benefícios de se viver no lugar. 

Conclusão

O marketing imobiliário se tornou essencial para quem atua no mercado de imóveis. Com diversos tipos e estratégias, ele auxilia você a alcançar os verdadeiros interessados em alugar ou comprar sua casa ou apartamento. Por isso, vale a pena compreendê-lo e escolher as melhores estratégias para divulgar suas propriedades. Assim, há mais oportunidades de fechar negócios excelentes e construir seu patrimônio com imóveis. 

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Mercado Imobiliário

Régis Tomkelski

Corretor de Imóveis na Mobg. CRECI-SC 61907-F