Um homem segurando um celular com um aplicativo de bolsa de valores aberto

Não sabe como gerenciar e onde aplicar o dinheiro do aluguel? Confira nossas dicas!

João Pedro Schmitz
João Pedro Schmitz

Table of Contents

Gerenciar as finanças nos dias atuais é um grande desafio. Para quem precisa de recursos para fazer gastos com reforma de imóveis constantemente, investir o dinheiro recebido de aluguel pode ser um grande negócio.

Mas é preciso ter conhecimentos e estratégias para conquistar uma boa rentabilidade. Ter apoio de uma instituição que possa auxiliar em uma gestão especializada pode ajudar a encontrar a melhor forma de aumentar suas finanças por meio de locação e aplicá-las onde achar mais adequada. Vamos te apresentar alguns recursos para investir bem o seu dinheiro. Acompanhe!

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma modalidade de investimento que oferece renda variável. Devido ao crescimento do mercado imobiliário, a aplicação nesse tipo de aplicação tem crescido de forma significativa, sendo que são voltados diretamente e indiretamente para imóveis.

O intuito de aplicar valores em fundos imobiliários é criar rentabilidade mensal, elevar o patrimônio ou gerar proteção ao dinheiro que foi investido. É uma tipologia de negócio suscetível a pessoas até mesmo sem nenhuma experiência em aplicação. Qualquer indivíduo pode comprar cotas e investir da forma que achar mais conveniente para receber benefícios.

Tesouro direto

O tesouro indireto é um tipo de título bem acessível que pode ser comprado a partir de R$ 30,00. É uma forma de investir dinheiro de forma segura por ser uma aplicação administrada pelo Governo Federal. São ativos de renda fixa e a rentabilidade recolhida depende do indicador da taxa Selic e do IPCA. O tesouro direto se apresenta por meio de algumas classificações. Conheça:

  • Tesouro IPCA: médio e longo prazo;
  • Tesouro Selic: curto prazo;
  • Tesouro Pré-Fixado: médio e longo prazo. Sua taxa não sofre mudança.

CDBs

Os Certificados de Depósitos Bancários, conhecidos como CDBs, fazem parte da categoria de títulos de renda fixa. Esse tipo de investimento costuma ser expedido por instituições financeiras e bancos, para receber recursos dos usuários.

Normalmente o retorno financeiro dos CDBs são mais elevados que a Selic. Porém, é uma aposta um tanto duvidosa devido alguns riscos que o banco emissor pode realizar.

A vantagem de aplicar em CDBs é que eles são amparados pela garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso significa que quando você empresta seu dinheiro a qualquer corporação financeira e ela, por algum motivo, tiver dificuldade de retornar seus benefícios, o FGC dá total suporte para o banco arcar com todo o valor que deve ser pago a você.

Com os lucros adquiridos ao investir em CDBs, é possível arcar com as despesas do imóvel e até mesmo reformá-lo, para obter imóveis de qualidade e, com isso, satisfazer novos clientes.

Como vimos, são várias as formas de você investir o dinheiro do aluguel para ter um lucro favorável e ajudar a pagar as mensalidades. Mas antes de aplicar o seu montante é necessário conhecer o seu perfil de investidor. Isso é fundamental para gerir bem as suas finanças e obter produtividade em suas aplicações.

Gostou de conhecer alguns tipos de investimento para ajudar em seu orçamento? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar o que postamos por lá!

Mercado Imobiliário

João Pedro Schmitz Twitter

Sempre em busca do próximo nível.