Confira as 5 principais tendências de decoração para 2023

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Conhecer as tendências de decoração do ano não é importante só na hora de renovar sua casa. Afinal, elas também são úteis para quem quer alugar. Por isso, vale a pena saber o que vai estar em alta em 2023, visando adotar ideias e melhorar o seu imóvel, deixando-o mais valorizado para os interessados.

Neste post, confira 5 das tendências de 2023 que separamos para você aplicar em sua casa ou apartamento. Boa leitura!

5 tendências de decoração para seguir em 2023

Nem todas as tendências de decoração se aplicam ou são necessárias em seu imóvel. Contudo, conhecê-las é uma forma de descobrir o que vai ser valorizado por quem procura um lugar novo para morar.

Assim, você pode adotar uma ou várias ideias e deixá-lo mais atualizado e interessante. Afinal, muitas delas não mudam ano após ano, e podem continuar sendo relevantes no futuro. A seguir, veja as 5 melhores que separamos para você aplicar!

1. Ambientes integrados

O conceito aberto não é uma ideia nova, já que vem sendo usado há vários anos, como na cozinha americana. Porém, a tendência é que ele se expanda para mais ambientes, inclusive os externos, como no caso de varandas gourmet e jardins de inverno que trazem a sensação de ar livre do exterior, sem perder a conexão com a parte interna da casa.

Isso porque, à medida que as pessoas estão saindo de períodos de isolamento, conceitos como o design orgânico estão sendo retomados para integrar os ambientes. Nesse sentido, a limitação de muitas paredes está sendo substituída por cômodos mais amplos e iluminados.

2. Decoração biofílica

Seguindo no conceito de trazer a natureza para mais perto, a decoração biofílica, que se tornou popular durante a pandemia, segue como uma tendência valorizada.

Nesse caso, ela pode se aplicar de diferentes formas para uma casa que vai ser alugada. Por exemplo, o simples fato de ter um jardim bem cuidado já é um diferencial para os interessados no imóvel. Além disso, uma mini horta, seja num cantinho da casa ou na varanda de um apartamento, pode melhorar bastante o estilo de vida de quem vai viver ali.

Contudo, caso essas ideias não sejam possíveis, até mesmo prateleiras para plantas, papéis de parede de temática natural e cores ligadas à natureza já ajudam a seguir esse conceito em qualquer ambiente da casa, até em um banheiro pequeno.

3. Cores naturais

Falando em cores, as tendências esperadas para a decoração em 2023 são as tonalidades suaves. Com a valorização da natureza, elas são as escolhas principais para gerar bem-estar em cada cômodo. Sendo assim, são populares os tons de branco e bege, bem como cores quentes e terrosas. Outros tons são azuis e verdes, que reforçam as sensações de bem-estar e a decoração biofílica.

4. Móveis e ambientes multiuso

Quanto aos espaços, como o conceito aberto está popular, também existe a tendência dos ambientes multiusos. Reflexo da pandemia, agora eles podem ser pensados para cumprir várias funções, como um escritório no quarto.

Para alcançar isso, os móveis que também são multiuso fazem uma enorme diferença. Por exemplo, é possível ter armários que viram mesas, guarda-roupas com espaço para home office dentro, camas com estação de trabalho, entre outros. Nesse caso, essa tendência é ainda mais importante para as pessoas que alugam imóveis mobiliados.

5. Peças curvas

Um design popular na década de 1960 e 1970, os móveis e peças com linhas curvas retornam com tudo. Nesse caso, uma das principais razões é o equilíbrio e bem-estar das formas arredondadas.

Por isso, estão presentes como uma das principais tendências da decoração para 2023. Nesse sentido, elas podem aparecer de diferentes formas por toda a casa como:

  • cabeceira da cama arredondada;
  • sofá curvo;
  • mesa minimalista;
  • pia;
  • tapete;
  • espelho.

Viu como seguir as tendências de decoração não é difícil? Com as nossas 5 dicas, você pode deixar seu imóvel mais confortável, bonito e atualizado. Assim, pode conseguir um número maior de pessoas interessadas em alugá-lo e fechar melhores negócios, mesmo que você tenha aplicado apenas uma ou outra das previsões para 2023.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e veja mais dicas de como deixar seu imóvel preparado para seus futuros inquilinos!

DecoraçãoDicas

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.