Conheça os principais tipos de apartamentos e como escolher o ideal

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Mudar para um apartamento é uma decisão muito importante. Afinal, escolher o imóvel certo garante que você more em um lugar legal, seguro e bem estruturado, perto de tudo o que precisa. Contudo, nessa hora, não basta escolher o apartamento mais bonito e com o preço mais bacana. Muita gente não sabe, mas vale a pena começar analisando os tipos de apartamentos, pois, assim, você pode encontrar a opção certa para o seu perfil.

A seguir, confira alguns dos principais. Além disso, veja dicas para saber qual deles se encaixa no seu perfil de morador e atende às suas necessidades. Boa leitura!

Quais são os tipos de apartamentos que existem?

Você pensa na localização de imóvel e até se ele é um apartamento com piscina. No entanto, antes de observar esses detalhes importantes, precisa saber como um apartamento se diferencia de outro e porque certa opção vai ser melhor para você. A seguir, conheça cada um desses detalhes!

Apartamento padrão

O mais conhecido e procurado, o apartamento padrão é caracterizado por aquela divisória clássica, que lembra a de uma casa. Ou seja, quarto, banheiro, cozinha e sala. Nesse caso, cada projeto pode ter alguma variação.

Por exemplo, é possível encontrar uma sala dupla, duas suítes, um banheiro, uma cozinha fechada ou aberta e uma varanda. Outro, até no mesmo edifício, pode ter apenas uma suíte. No geral, eles são os mais fáceis de encontrar, pois são ideais para qualquer pessoa, inclusive a longo prazo.

Ou seja, em um apartamento de dois quartos, uma pessoa pode morar bem sozinha, ou ter uma família no futuro. Assim, ele atende a diversas necessidades.

Flat

Se você vive sozinho com uma vida agitada, o flat é um dos tipos de apartamentos ideais para a sua rotina. Com uma divisória que lembra um apartamento padrão, variando geralmente de tamanho, ele costuma ter um custo mais elevado. Isso porque apresenta uma vantagem legal: oferece serviços para facilitar o seu dia a dia.

Ou seja, no flat é como se você vivesse em um hotel. Por exemplo, pode ter alguém para limpar a sua casa, café da manhã incluso, área de lazer com várias opções, lavanderia, serviço PET, entre outros. Assim, é uma boa opção para quem vai trabalhar ou estudar em outra cidade e quer ter tudo na mão.

Cobertura

Localizada no último andar dos edifícios existe a cobertura. Sinônimo de imóvel de alto padrão, o que o diferencia dos outros apartamentos é sua área, que é maior. Além disso, ela conta com algumas vantagens especiais, como coberturas que contam com sua própria piscina, varanda gourmet e churrasqueira.

Nos últimos anos, seu conceito se expandiu ainda mais com os duplex e triplex. Nesse caso, elas são coberturas ainda maiores, com dois e três andares, respectivamente, conectados por escadas ou o seu próprio elevador.

Assim, elas são as preferidas de famílias e pessoas de classe alta, que querem a vantagem de um apartamento espaçoso — não é menos de 150 m² —, somada à estrutura de um bom condomínio.

Quanto ao espaço, no primeiro piso, geralmente ficam áreas comuns, como sala, cozinha, banheiro de visitas, despensa e lavanderia. No segundo, suítes, e no terceiro, área de lazer privativa. Aliás, dependendo da configuração em duplex ou triplex, os arranjos podem ser diferentes, contando com mais ou menos áreas delimitadas.

Loft

Se você gosta de receber amigos e não faz questão de muitas divisórias, o melhor entre os vários tipos de apartamentos será o loft. Conceito criado na década de 1960 em Nova York, o loft foi popularizado pelo cinema, em filmes como "Ghost – do outro lado da vida", e costuma ser relacionado com artistas e com o estilo industrial de decoração.

Sendo um espaço de trabalho, reunião e casa, seu estilo é aberto, permitindo aproveitar as diferentes áreas de forma variada. No entanto, pode contar com algum tipo de divisória ou segundo andar, para deixar áreas como o quarto mais privadas. Além disso, se caracteriza pela boa iluminação, com janelas grandes e espaços bem arejados.

Townhouse

Se você já assistiu à série “Todo mundo odeia o Chris”, talvez tenha reparado que a casa da família é um pequeno edifício, com mais de um apartamento, certo? Esse é o exemplo de uma townhouse.

Surgida na Inglaterra, ela é bastante popular no exterior, sendo conhecida como casa geminada, já que uma construção é feita ao lado da outra. Nesse caso, essas moradias do exterior podem ter três ou quatro andares, cada um sendo um apartamento.

Maior que um apartamento padrão, a vantagem dessa construção é seu espaço e também a localização. Contudo, pode ter alguns problemas com isolamento acústico. É um tipo de construção que ainda não é tão popular no Brasil, mas isso aos poucos está mudando.

Studio

Um dos tipos de apartamentos mais populares atualmente, os studios são espaços pequenos, mas muito bem localizados. Por causa disso, atraem pessoas solteiras ou casais que não têm filhos e precisam morar em regiões centrais da cidade.

Já em relação ao espaço, sua área se parece com a de uma quitinete. Assim como nos lofts, pode ter espaços integrados, mas de forma muito mais aberta, já que vários deles apenas separam o quarto ou suíte com uma parede.

Como escolher o tipo de apartamento ideal?

Agora que você conhece os diferentes tipos de apartamentos, vale seguir algumas dicas para fazer a escolha final. Por exemplo:

  • considere a sua rotina atual e analise quanto espaço precisa;
  • pense no seu futuro a médio prazo e quais decisões pode tomar que vão precisar de mais espaço;
  • considere o custo-benefício de opções de apartamentos que ofereçam serviços;
  • considere se gosta de espaços mais privativos ou áreas comuns divididas com outras pessoas;
  • defina um orçamento;
  • pesquise o entorno e veja qual apartamento está na região que você mais valoriza;
  • imagine como gostaria de ter a sua casa, o que precisa para decorá-la e a mobília que quer ter.

Atualmente, com tantos tipos de apartamentos, fica até difícil escolher o melhor. Por isso, vale a pena conhecer cada um, considerando seus prós e contras para saber qual opção é a ideal. Além disso, considerar suas necessidades de localização, a forma como você quer viver e ter sua casa, além das vantagens de cada opção, podem ajudar a tomar uma decisão mais acertada. Dessa forma, você não vai se arrepender do que escolheu e pode aproveitar o melhor de seu apartamento.

Gostou do post? Conte nos comentários em qual tipo de apartamento você quer morar!

Mercado Imobiliário

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.