Ivar: o que é esse índice e como impacta no aluguel?

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

O IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) é um indicador usado para realizar o ajuste do valor dos aluguéis de residências. Foi criado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, em 2022.

Esse indicador é divulgado todos meses para orientar as empresas imobiliárias no que se refere aos contratos entre o locador e o locatário. É um recurso criado para que os cálculos aconteçam conforme o movimento do mercado imobiliário no Brasil.

Quer conhecer mais sobre o IVAR? Então continue a leitura!

Qual a diferença em relação ao índice IGP-M?

É importante entender que o IVAR e o IGP-M têm características e fins bem específicos. Como vimos acima, o IVAR é um indicador dos valores que devem ser ajustados para descobrir o preço das moradias dos locatários. Já o IGP-M tem uma função mais abrangente. Ele leva em consideração o valores dos aluguéis e os preços dos produtos industriais e agropecuários.

Qual é o impacto que tem no valor da locação?

Ao tomar como referência o IVAR, a porcentagem do valor do reajuste concedido na hora de renovar um contrato de aluguel residencial se torna mais justo e por vezes mais baixo. Quando esse índice de cálculo é aplicado, o preço do aluguel fica dentro da média que o mercado oferece naquele momento.

O pagamento de um preço justo, oferece tranquilidade aos locatários, pois normalmente fica de acordo com o mercado e as peculiaridades de cada residência. Isso faz com que o preço afete diretamente o orçamento mensal familiar.

Quando é usado?

O IVAR pode ser usado quando os profissionais das imobiliárias precisam gerar o cálculo do aumento do valor da locação de um imóvel residencial assim que o contrato termina. Em algumas empresas esse cálculo é feito de forma automatizada para atender a Lei nº 8.245/1991, chamada lei do inquilinato, para estar em conformidade e evitar erros de cálculo.

Para usar o IVAR, é importante analisar as regras de locação e a periodicidade dos reajustes especificados no contrato, que geralmente é anual. É necessário ainda, levar em consideração os direitos das partes envolvidas no contrato.

Ao se atentar a todos esses aspectos, o IVAR cumpre o seu real papel, que é ajudar o locatário a pagar o preço justo todas as vezes que desejar renovar o contrato do aluguel da sua residência.

Como o cálculo é feito?

A base de cálculo do IVAR é feita por meio da parceria entre a FGV e algumas imobiliárias, que dispõem de informações anônimas sobre contratos locatícios geridos por elas. São analisados os valores dos aluguéis entre o primeiro e o último dia de cada mês, como também, o preço dos contratos novos e o aumento dos contratos que já existem, assim como, as características do imóvel.

Então, percebeu como o IVAR é um recurso que as empresas imobiliárias precisam conhecer e saber qual o índice atual antes de ajustar os preços dos aluguéis? Além das imobiliárias, é importante que as pessoas que vivem em residências alugadas também tenham esse conhecimento. Isso ajuda os locatários a não aceitarem valores exorbitantes de aluguel.

Gostou do conteúdo? Agora curta a nossa página no Facebook para ter acesso às nossas postagens sobre locação de imóveis.

Mercado Imobiliário

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.