O que são ambientes integrados? Tire esta e outras dúvidas!

Brendo Belvedereze
Brendo Belvedereze

Table of Contents

Os ambientes integrados têm ganhado destaque em apartamentos modernos e espaços pequenos, como studios. Basicamente, o conceito envolve a integração de dois ou mais cômodos em um mesmo espaço, sem que haja a separação por paredes. 

Neste post, entenda como criar um projeto integrado para seu imóvel. Saiba também as vantagens de adotar o conceito, do ponto de vista da comodidade, manutenção e valorização do imóvel. Boa leitura! 

Ambientes integrados: como criar um projeto? 

Seja em casa ou apartamento, o ambiente integrado oferece muitas vantagens e não é difícil de ser usado. A seguir, confira algumas etapas para aplicar o conceito! 

Defina os espaços 

Existem diversos espaços que podem ser integrados, variando conforme o gosto da pessoa e o uso do imóvel. Por exemplo: 

  • sala e quarto; 
  • sala e cozinha
  • sala e varanda; 
  • banheiro e quarto. 

Por exemplo, para quem vive sozinho e não recebe visitas, a integração quarto-banheiro pode não ser um problema. Porém, no caso de famílias, isso pode ser um incômodo. Já para quem tem filhos, a integração cozinha e sala tende a ser uma prioridade, facilitando a rotina. 

Escolha a integração parcial ou integral 

Os ambientes podem ser integrados de forma parcial ou completa. Dessa maneira, também é essencial considerar o uso dos espaços, especialmente no quesito privacidade. 

Por exemplo, em um studio pequeno, o ambiente integrado de quarto e sala pode ser feito de forma parcial. Nesse caso, a parede pode ser derrubada, mas o uso de um biombo ou de uma meia parede, por exemplo, ajuda a manter a privacidade entre a cama e o resto do espaço. 

Estude a decoração 

Os ambientes integrados são construídos derrubando paredes, mas também com apoio da decoração e dos materiais. Afinal, com ela é possível manter a individualidade de cada espaço, deixando-o segmentado, mas sem perder a unidade. 

Assim, é preciso estudar as opções. Por exemplo, o piso é um dos aspectos que pode ser mantido em todos os espaços integrados, a fim de criar esta unidade. Além dele, também é possível montar o projeto utilizando as mesmas cores ou criando continuidade, por meio de móveis e quadros na parede. Dessa forma, o cuidado maior está em escolher bem, mas respeitar o uso de cada área. 

Por que integrar ambientes? 

Criar ambientes com integração oferece muitas vantagens para quem mora ou é proprietário do imóvel. Confira algumas delas! 

Sensação de maior espaço 

O primeiro aspecto é que a falta de paredes oferece uma ótima abertura no ambiente, fazendo parecer que é mais amplo. Por isso, essa é uma das soluções usadas em imóveis muito pequenos. Afinal, essa sensação de amplitude também influencia no conforto. 

Facilidade de limpeza 

O ambiente integrado tem melhor circulação de pessoas, sendo também mais fácil de limpar. Assim, ele colabora para tornar a rotina da casa mais prática. 

Maior iluminação natural 

A iluminação natural é um dos aspectos mais valorizados na hora de escolher um imóvel. Com o ambiente integrado, é fácil obter mais luz, podendo alcançar todas as áreas e tornar o espaço mais confortável. Além disso, é possível usar iluminação própria em áreas específicas, o que também colabora na decoração. 

Muitas opções de decoração 

Os ambientes com integração permitem decorações com móveis, escolha de cores diferentes e uso de objetos, que vistos em conjunto, podendo gerar um efeito interessante e transmitir a personalidade da pessoa que vive ali. 

Valorização do imóvel 

Para os proprietários, a integração auxilia na venda ou aluguel do imóvel. Isso porque ela pode favorecer o estilo de vida das pessoas e agradá-las. 

Por exemplo, quem recebe muitos amigos pode aproveitar a sala, cozinha e varanda gourmet integradas de um jeito melhor. Dessa forma, é possível obter um valor melhor pela melhoria. 

Os ambientes integrados são soluções simples de aplicar e úteis no dia a dia. Com criatividade, é possível usar a decoração para potencializar os espaços e segmentá-los, mantendo a personalidade de cada área, sem perder sua unidade. Assim, a casa ou apartamento se torna mais interessante e valorizado, o que é ótimo para quem quer vender ou alugar o imóvel

Gostou do post? Acompanhe a gente no Instagram, chame no WhatsApp e confira as novidades da Mobg!

Brendo Belvedereze

Especialista em captação de imóveis. Há 9 anos no mercado imobiliário. CRECI-SC 56124-F