Saiba como melhorar a relação com o locatário de imóvel
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O locatário de imóvel é aquela pessoa que assinou um contrato locatício para residir na moradia, seja ela casa ou apartamento. Já o locatário é o proprietário, ou quem o representa — no caso, a imobiliária.
Antes de alugar um imóvel, é importante escolher uma imobiliária que saiba intermediar pelo locatário de forma salutar quando houver transtornos. Isso ajuda a manter o vínculo e um bom relacionamento entre os envolvidos na locação.
Quer saber o que fazer para firmar uma boa relação com os seus locatários. Continue lendo!
1. Atendimento personalizado
Nada melhor que um cliente ser chamado pelo nome, mesmo durante um atendimento virtual, não é mesmo? Oferecer ao cliente um processo de locação que gere um atendimento personalizado é uma maneira de afinar os laços entre locador e locatário.
Em seu site, adicione informações para que o seu público-alvo possa enxergar algumas necessidades e preferências residenciais, como:
- se é casa ou apartamento;
- bairro seguro;
- valor do aluguel;
- número de quartos e banheiro;
- número de carros na garagem;
- se aceita pet;
- piscina;
- churrasqueira.
2. Know-how para negociação
Em alguns casos, ao longo do tempo, o locatário pode apresentar problemas pessoais ou familiares que impactam os seus compromissos sobre o pagamento das parcelas de aluguel ou alguns danos que precisam de reparo.
Para tratar sobre essas pendências, é fundamental que o proprietário ou a imobiliária saibam dialogar sobre esse assunto melindroso. Havendo essa necessidade, chame o inquilino para conversar em particular.
Primeiro pergunte as suas dúvidas e, depois, escute com muita atenção. A partir disso, desenvolva negociações que sejam benéficas para o inquilino e para o locatário.
3. Mais segurança durante os processos
O fator segurança é um dos pontos que o cliente espera ter ao fazer uma locação de imóvel. Porém, diante de tanto avanço tecnológico, muitas empresas já não solicitam aquele temível caução para ter mais segurança durante um contrato locatício, pois existem outros trâmites — por exemplo, os cartões de crédito.
A função das imobiliárias é oferecer o máximo de segurança no que se refere aos dados dos seus locatários, e a empresa deve estar habilitada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao ter essa funcionalidade, os clientes sentem-se mais seguros ao preencher o contrato locatício em formato virtual. Afinal, o roubo de dados é uma realidade crescente nos meios virtuais.
4. Faça um contrato bem detalhado
É fundamental apresentar ao futuro inquilino um contrato de locação rico em informações para que não existam questionamentos futuros. Ao ficar ciente de todos os seus direitos e deveres, o locatário tem mais possibilidades de cumpri-los à risca e, com isso, a relação entre locador e locatário fica resguardada.
O locatário de imóvel é uma pessoa que, na maioria das vezes, passa anos morando em um mesmo lugar, ou seja, o contrato de locação é prolongado. Portanto, colocar as nossas dicas em prática é uma ótima iniciativa para ter um relacionamento duradouro e livre de problemas ao longo do tempo.
Gostou das nossas sugestões sobre manter um bom vínculo com os inquilinos? Então, compartilhe nas suas redes sociais para mais pessoas ficarem bem informadas.
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