Saiba como negociar o valor do aluguel de forma justa

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Para quem tem imóveis, um dos maiores desafios é saber como negociar o valor do aluguel. Afinal, não basta colocar o preço que você gostaria, sendo preciso que ele não fique abaixo do preço de referência, mas também não seja injusto ou abusivo com o inquilino. Portanto, você pode considerar diversos fatores para chegar a um valor ideal.

A seguir, confira alguns dos principais que você precisa analisar para saber como estabelecer o preço do aluguel, ou até realizar uma renegociação mais vantajosa. Boa leitura!

Afinal, como negociar o valor do aluguel?

Antes de passar o valor para a pessoa interessada ou inquilino no caso de reajuste de aluguel, é preciso fazer uma avaliação minuciosa de aspectos ligados a seu imóvel, bem como da região e até da situação econômica. Veja mais sobre eles a seguir!

Avalie a região e o aluguel por metro quadrado

Dentro de uma mesma cidade, os valores dos imóveis mudam. Afinal, geralmente, bairros com melhor localização e infraestrutura tendem a valer mais. Portanto, na hora de estipular o preço, pesquise quanto é a média de aluguel por metro quadrado na área em que se encontra esse imóvel, e use-a como base.

Considere a estrutura oferecida pelo seu imóvel

Em uma casa, por exemplo, a sua estrutura não se limita apenas ao bom estado de conservação, mas também a aspectos como:

  • jardins e quintais;
  • piscina e churrasqueira;
  • portão automático;
  • móveis embutidos e ar-condicionado;
  • sistema de energia solar.

Enfim, tudo o que traz vantagens para o inquilino pode ser considerado na hora de definir o preço de aluguel. Já se é um apartamento, tudo o que o condomínio oferece também é relevante na hora de estipular um valor justo.

Observe a infraestrutura da localização

Falando em infraestrutura, não é só as áreas internas e externas do imóvel que importam, visto que a própria estrutura do bairro importa muito. Aliás, é ela quem também influencia na valorização do metro quadrado com o tempo.

Por exemplo, imóveis de bairros em crescimento, que ficam perto de escolas, hospitais e supermercados podem ser ainda mais valorizados, por todas as facilidades que existem por perto. Já no caso de um bairro bem estruturado, até a abertura de uma nova padaria, centro de lazer ou shopping pode dar um “upgrade” nos imóveis da rua.

Analise o nível de demanda

Outro ponto importante a considerar é a demanda pelo seu imóvel. Afinal, seguindo a lei da oferta e procura, se há muito interesse por um produto, seu preço tende a ser maior. Além disso, esse aspecto é essencial até na hora de decidir qual tipo de imóvel comprar.

Por exemplo, em uma cidade universitária, imóveis perto de faculdades, ou entre elas e centros comerciais, podem ter um valor melhor do que outros localizados no centro principal, mas que não são tão vantajosos para esse público.

Por isso, é possível decidir comprar quitinetes nessa área, em vez de um apartamento para família em um bairro nobre. Assim, você pode explorar oportunidades de investimento com mais públicos.

Entenda a situação econômica

Quando o mercado imobiliário está aquecido, os imóveis também sofrem uma valorização. Índices da inflação, cálculo do IGP-M e até a taxa Selic criam um cenário complexo, que pode influenciar na decisão de quanto você vai cobrar de aluguel. Além disso, outros fatores também devem ser considerados. Por exemplo, mesmo que o índice esteja alto, se o histórico de pagamento do inquilino é favorável, pode compensar mantê-lo, em vez de ficar com o imóvel desocupado.

Saber como negociar o valor do aluguel é desafiador, já que considera tantos fatores diferentes. Contudo, é essencial para que você possa cobrar um preço justo, aproveitar as vantagens do seu investimento e compor sua renda e patrimônio. Sendo assim, é essencial compreender o mercado imobiliário e suas flutuações, bem como contar com ajuda especializada para entender cada detalhe e saber o que cobrar de modo mais preciso.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdos do mercado imobiliário!

Mercado Imobiliário

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.