Mulher com uma calculador na mão olhando para um caderno e com um notebook ao lado dela

Alugar ou financiar: descubra qual o melhor em cada caso!

João Pedro Schmitz
João Pedro Schmitz

Table of Contents

O desejo de obter a casa própria é um sonho latente em muitas pessoas que já passaram por diversas experiências, tanto positivas como negativas, ao viver por muito tempo de aluguel. Devido a isso, descobrem que viver de aluguel não é um bom negócio. Mas ao mesmo tempo bate a dúvida se é melhor alugar ou financiar.

Bem, no cenário em que o Brasil se encontra, em dezembro de 2021, a maioria dos bancos fizeram reajustes em suas taxas, o que alcança também os financiamentos.

A Caixa Econômica Federal, que dispõe de menor taxa, elevou os juros duas vezes nos meses de janeiro e de agosto de 2021, que chegou a 8,99%, e o futuro é uma incógnita. À vista dessa realidade, alugar um imóvel parece ser a melhor opção. Acompanhe!

Flexibilidade

Uma das grandes vantagens de morar de aluguel é a flexibilidade que essa modalidade de moradia oferece. Para quem não tem estabilidade no emprego, por exemplo, morar de aluguel facilita mudar para perto no novo trabalho quando houver necessidade.

Isso influencia, e muito, em menos cansaço, estresse e até dormir um pouco mais, dentre outros benefícios.

Aqui podemos falar também sobre a flexibilidade de valores de locação. Morar de aluguel dá direito a você de optar por um imóvel de menor ou maior valor, dependendo de como estiver a sua situação financeira no momento.

Dentro desse contexto, no que se refere a flexibilidade de gastos, trocar um apartamento em condomínio por uma casa, reduz os gastos financeiros com as taxas condominiais.

Menos burocracia

Outro ponto bem animador para permanecer morando de aluguel é que as imobiliárias agora estão com formato mais moderno de atendimento.

Existe empresa no mercado que tem o seu sistema de locação 100% digital, fato que torna muito mais fácil avaliar e conhecer o imóveis disponível, as suas características, os valores e ainda dispõe de funcionários para tirar qualquer dúvida.

Melhor ainda é que algumas instituições imobiliárias já não exigem fiador. Sabe aquele transtorno que as pessoas passavam procurando um fiador para poder fechar o contrato de locação? Essa etapa foi abolida devido às novas garantias existentes no mercado.

Imobiliárias mais modernas também não fazem exigência daquela "pilha" de documentos para que você comprove se tem condições de arcar com todas as despesas. Agora sim, você já pode alugar imóvel sem burocracia. Esse perfil de empresa normalmente pede apenas:

  • RG com CPF;
  • comprovante de renda;
  • certidão de estado civil.

Menor custo e possibilidade de juntar dinheiro

Praticamente, ao residir em um imóvel alugado, as despesas mensais são apenas com os valores da locação, água, luz, gás e as taxas de condomínio, quando é o caso. Ao passo que pagar um financiamento, que é como se pagasse duas moradias, o custo seria bem mais alto, quando somado aos outros gastos que citamos.

Pensando bem, o dinheiro que você gasta na parcela do “segundo imóvel”, estou fazendo uma analogia de gasto, claro, esse valor você poderia aplicar em alguma linha de investimento para angariar um recurso financeiro para realizar outros sonhos, como uma pós-graduação, mestrado e até doutorado.

Como também viajar e conhecer lugares que fazem parte do seu sonho de consumo, trocar de carro, comprar mobílias novas para casa ou até mesmo para incrementar a decoração.

Mobilidade

Há pessoas que preferem morar de aluguel simplesmente por poder mudar de bairro, município ou cidade, para ter uma vida bem ativa, novas amizades e novas experiências.

Quando o trabalho é home office é um motivo a mais para não ficar muito tempo em um determinado lugar, e essa mobilidade é mais favorável para quem não tem um imóvel próprio. Então, é só fazer a rescisão de contrato e buscar um novo lugar.

Além de favorecer a mudança para outro lugar, possibilita buscar melhor qualidade de vida e novos horizontes no que se refere à aprofundar os estudos em um lugar mais desenvolvido e que ofereça ensino mais avançado e de melhor qualidade.

Sabia que essa série de mudanças pode ajudar você a se identificar com o imóvel de um lugar que você goste muito e, caso você seja um bom inquilino, pode ser colocado em primeiro lugar se houver a possibilidade de venda do imóvel. Aí você até pode parar para pensar em adquirir a casa ou o apartamento próprio.

Como falamos da vantagem de poupar dinheiro morando de aluguel, o dinheiro investido pode ajudar na entrada do seu imóvel em um período futuro, fato que não é impossível, só basta se planejar.

Menores responsabilidades com manutenção

Ao comparar as despesas com manutenção entre uma residência própria e uma alugada, as de moradas locatícias sem dúvidas são bem menores, isso porque normalmente as de maior valor ficam a cargo do proprietário, como reformas ou troca de piso.

Para quem mora em condomínio, as despesas quanto ao uso das áreas comuns como o uso de piscina, churrasqueira etc., são dividas entre os condôminos, o que sobra uma parcela pequena para cada morador.

Também evita estresse, pois, em caso de obras, é o síndico juntamente com a empresa responsável quem administra as atividades. Já as manutenções de responsabilidade do inquilino são as de pequeno porte e menos custo.

O inquilino ao adentrar no imóvel alugado tem a plena incumbência de zelar pela boa conservação como um todo, o que não é uma missão árdua. Seu papel é prevenir alguns danos e avarias que podem ser feitos ao ter pequenos cuidados diários.

Morar de aluguel tem a vantagem ainda de o inquilino ter direito à vistoria feita pelo proprietário ou seu representante legal, que é a imobiliária. A inspeção é uma ação favorável ao locatário, pois comprova o real estado do imóvel na entrada e na saída do inquilino no imóvel.

Agora que você já conhece as diversas vantagens de morar em um imóvel alugado, decidir entre alugar ou financiar se torna uma decisão bem mais consciente. É interessante saber equilibrar os pontos citados com sua realidade. Sabemos que nem tudo pode ser aplicado às mesmas pessoas. No entanto, ao avaliar bem as nossas dicas, cabe apenas a você tomar a decisão mais assertiva.

O conteúdo conseguiu ajudar você de alguma forma? Então, sugerimos compartilhá-lo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas a tirarem suas dúvidas sobre este assunto?

Mercado Imobiliário

João Pedro Schmitz Twitter

Sempre em busca do próximo nível.