Vai mudar de apartamento? Saiba como encontrar um novo imóvel que atenda suas necessidades!

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Você pode decidir mudar de apartamento por vários motivos. Por exemplo, escolher um lugar mais perto do trabalho ou mais espaçoso. Independentemente da razão, é essencial analisar diferentes critérios para escolher o seu novo lar. Afinal, você não deve se guiar só pelo preço, já que existem vários outros pontos até mais importantes para verificar.

Neste post, conheça alguns deles e veja como fazem diferença para você viver em um lugar ainda melhor. Boa leitura!

O que considerar ao escolher mudar de apartamento?

Com certeza, o primeiro ponto que você vai considerar na hora de mudar de apartamento é a solução para o seu atual problema ou necessidade. Depois, o preço certamente vai fazer diferença, já que você tem um orçamento prévio que pode assumir.

Porém, antes de bater o martelo, é necessário pensar em outros pontos. Confira!

Tamanho e localização

Escolher localização e tamanho é algo que faz diferença na hora de mudar para um novo imóvel. Porém, não é incomum que os dois aspectos entrem em conflito com as suas necessidades.

Isso porque, às vezes, você pode encontrar um apartamento mais amplo e mais caro. Ou ainda, melhor localizado e seguro, mas menor do que o que você tinha. Por isso, o essencial é definir a sua prioridade.

Você fica o dia inteiro fora, mas você valoriza morar em um bom bairro, de boa infraestrutura? Nesse caso, o tamanho pequeno do apartamento talvez não faça diferença no seu dia a dia.

Condições estruturais

Ao visitar um imóvel, as condições estruturais são essenciais. Logo, existem muitos aspectos fáceis de observar. Por exemplo, se portas e janelas estão boas, ou se tem mofo e infiltrações nas paredes.

Já outros quesitos importantes estão mais escondidos e você precisa ter mais atenção aos detalhes. Por exemplo, leve uma lâmpada para testar a fiação elétrica, caso não tenha no imóvel. Se possível, chame um eletricista que possa verificar se a fiação é segura. Além disso, investigue se no imóvel e no bairro costuma faltar água ou ter outro tipo de problema.

Área de lazer

Ao falarmos sobre mudar de apartamento, incluímos morar em um condomínio. Nesse caso, tudo o que ele oferece também entra na conta para definir se vale a pena escolher determinado lugar. Para isso, você pode observar vários pontos, por exemplo:

  • vaga de garagem e quantas são;
  • áreas públicas legais, como piscina e jardins;
  • espaço para crianças;
  • academia montada.

Dessa forma, você pode verificar se o próprio lugar oferece vantagens, conforme as suas prioridades. Assim, é possível até encontrar um melhor custo-benefício de alguns serviços, como a academia.

Despesas extras

Morar de aluguel não envolve apenas o valor pago por mês. Afinal, existem outras despesas que você precisa assumir e que podem alterar as suas expectativas quanto ao orçamento. Por exemplo:

  • taxa de condomínio;
  • seguro incêndio;
  • IPTU.

Por isso, é essencial saber quais são elas exatamente para definir se aquele imóvel que você gostou vale mesmo a pena. Aliás, no condomínio, tenha certeza se ele inclui despesas como água e gás. Assim, você vai saber que não precisa pagar à parte.

Documentos e burocracia

Não adianta você encontrar o imóvel perfeito, mas não ter a documentação necessária ou renda compatível. Além disso, também não resolve muito se você precisa sair do imóvel antigo e tem que esperar muito para receber as chaves do novo.

Sendo assim, vale a pena encontrar soluções para alugar imóvel sem burocracia. Dessa forma, toda a papelada é resolvida mais rapidamente e você pode se mudar em menos tempo.

Mudar de apartamento é uma forma de recomeçar em um lugar até melhor. Mas antes de decidir pelo que tem o melhor preço, é muito importante pensar em outros pontos, como os que passamos.

Afinal, para atender bem as suas necessidades, o imóvel precisa estar de acordo com o que você espera e precisa. Por isso, também vale a pena buscar auxílio especializado para encontrar a opção ideal e menos burocrática possível.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a todos o que fazer antes de mudar de apartamento!

Morar de Aluguel

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.