Confira os principais riscos ao optar pelo aluguel direto com o proprietário

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Na hora de alugar um imóvel, se inicia um relacionamento entre proprietário e inquilino, que pode ser bem duradouro. Por esse motivo, é essencial encontrar soluções para que a locação seja justa e segura para ambas as partes. Entretanto, isso dificilmente acontece quando ocorre o aluguel direto com o proprietário. Afinal, seguir esse modelo pode envolver muitos riscos.

Neste post, confira os principais problemas que você pode ter alugando o imóvel sem imobiliária, e saiba como a Mobg ajuda a evitar isso. Boa leitura!

Afinal, quais são os riscos do aluguel direto com o proprietário?

Em um primeiro momento, o aluguel direto com o proprietário pode parecer uma ótima ideia. Afinal, é possível combinar os termos com o inquilino, sem depender de uma terceira parte.

Contudo, isso é extremamente perigoso e pode trazer muitos prejuízos para os dois. A seguir, confira os principais riscos de alugar um imóvel dessa maneira.

Preços que não correspondem ao mercado

Para começar, quando não se tem o apoio de uma imobiliária especializada, o risco de o valor do aluguel não corresponder ao mercado é grande. Nesse sentido, podem acontecer duas situações. Na primeira, você pode sair no prejuízo, por não saber cobrar o valor adequado para seu imóvel.

Já na segunda, é o inquilino quem pode ter problemas pelo valor não ser justo. Sendo assim, com a imobiliária, é possível fazer uma avaliação adequada com o corretor, que vai saber estimar quanto você pode pedir de aluguel.

Reajustes abusivos

Segundo a Lei do Inquilinato, os aluguéis podem ser reajustados conforme comum acordo entre proprietário e inquilino, geralmente seguindo a cláusula estabelecida no contrato, se houver. Nesse caso, é comum usar o IGP-M como base para reajustes anuais.

No entanto, quando há o aluguel direto com o proprietário, você pode não ter essa questão muito clara, nem mesmo em contrato. Com isso, negociar o valor do aluguel fica mais difícil e, até sem intenção, há o risco de aplicar algum reajuste injusto.

O inquilino também pode pedir um valor mais baixo, e até dizer que vai sair do imóvel, se isso não acontecer, causando prejuízo financeiro para você.

Inadequação à legislação

No aluguel direto com o dono do imóvel, como nem sempre se faz um contrato, o acordo pode ficar completamente fora do que é permitido pela legislação. Já quando você tem um contrato com a imobiliária, toda a parte jurídica é assegurada, garantindo os direitos de ambos.

Por exemplo, se você não quiser inquilinos com pet e colocar essa cláusula, está assegurado pelo acordo de que, caso a pessoa tenha ou traga um pet, o contrato pode até ser invalidado.

Possibilidade de golpes

Golpistas existem no Brasil e são bastante criativos. Dessa forma, o aluguel direto com o proprietário é uma ótima oportunidade para isso. Nesse caso, os golpes podem ocorrer dos dois lados.

Para o proprietário, inquilinos com documentos falsos e ocupação irregular do imóvel (até sublocação) podem ocorrer. Já no caso de quem vai alugar, depósitos irregulares, taxas que não existem e até descobrir que não tem imóvel nenhum são bastante comuns.

Ausência de contrato ou contratos mal formulados

A falta de um contrato, algo comum numa locação de imóvel direta, gera muitos problemas. Afinal, não há garantia nenhuma de que esse acordo é válido. Já quando um contrato próprio é criado, as falhas do documento também podem invalidar a locação.

Isso porque até dados errados podem comprometer a validade. Além disso, quando as cláusulas são escritas com margens para muitas interpretações, inquilinos e proprietários podem ter disputas no futuro.

Sendo assim, é essencial que esse documento exista e seja bem entendido antes de assinado pelas duas partes. Vale também destacar que sua elaboração deve, obrigatoriamente, conter certos dados como:

  • qualificação de proprietários e inquilinos com dados completos e verdadeiros;
  • cláusulas de direitos e deveres, bem como de rescisão;
  • prazo de duração do aluguel;
  • valor, data de vencimento e condições de multas;
  • garantias e dados de fiador, se houver;
  • despesas a serem pagas além do aluguel, como condomínio e IPTU.

Problemas com manutenção

Com a imobiliária, o imóvel tem a garantia de vistoria. Ou seja, ele é completamente revisado antes do aluguel e o inquilino pode contestar o documento em 30 dias. Já no caso de não ter contrato, isso não acontece.

Dessa forma, se ocorrer qualquer dano causado pelo inquilino, você pode não ter meios de provar que essa pessoa é quem deve assumir os custos. Além disso, até algo simples, como exigir que o imóvel seja entregue de volta pintado, pode não ser cumprido se não há cláusula em contrato.

Como a Mobg vai ajudar você?

Viu como o aluguel direto com o proprietário pode não compensar e até gerar problemas? Sendo assim, vale a pena encontrar a imobiliária certa na hora de garantir que o seu imóvel está seguro. Nesse sentido, a Mobg está pronta para ajudar.

Afinal, somos uma empresa de aluguel sem burocracia. Isso significa que nossos inquilinos e proprietários alugam e anunciam de forma 100% digital. Assim, o processo de alugar sua casa ou apartamento em Chapecó é bem simples.

Basicamente, o inquilino vai acessar nosso portal e ver todas as opções. Depois, pode agendar uma visita com o corretor para ver seu imóvel. Em seguida, vai informar seus dados e comprovantes de renda e, se aprovado, já passaremos para o contrato. Assim, o imóvel passa pela vistoria, que é terceirizada e, em até 24 horas, você pode pegar a chave, conforme combinado e seguindo o início do contrato.

"Sem fiador, como vou ter garantia?" Não se preocupe! Você tem garantias com a Mobg de recebimento todo dia 15, mesmo se o inquilino ficar inadimplente. E não é só isso. Para você o processo também é simples, já que cadastrar o seu imóvel é rápido e digital, sendo preciso apenas:

  • preencher o formulário;
  • agendar a sessão de fotos do imóvel com nossa equipe;
  • informar os dados do imóvel, além de deixá-lo exclusivo, se for de seu interesse;
  • entregar uma cópia das chaves para nossos corretores mostrarem o imóvel às pessoas.

Assim, é só acompanhar tudo em nosso portal e receber propostas, deixando a parte burocrática com a gente. Depois, é só aproveitar o aluguel do imóvel com segurança e tranquilidade, sem se preocupar com nada!

Muito obrigado por chegar até aqui! Você descobriu como o aluguel direto com o proprietário pode ser problemático, certo? De fato, não vale a pena o risco. Por outro lado, burocracia demais também complica na hora de alugar seu imóvel, concorda? Por isso, conte com a gente para usar nossa expertise no mercado imobiliário e ter um processo mais ágil, descomplicado e seguro.

Quer saber como anunciar na Mobg? Acesse nosso site e confira!

Mercado Imobiliário

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.