Passo a passo: como montar um jardim vertical em apartamento?

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Viver em contato com a natureza traz inúmeros benefícios para a saúde. Ter um jardim vertical no apartamento torna o ambiente da casa mais leve, auxilia na melhoria da oxigenação do espaço e aumenta a alegria do recinto, promovendo bem-estar e relaxamento.

Jardim vertical é um tipo de jardinagem em que diversas vegetações são plantadas em utensílios instalados na direção vertical. Essa modalidade de decoração é muito indicada para ambientes que contém pouco espaço. Vamos te mostrar um passo a passo prático que ajudará a montar o seu jardim. Acompanhe!

Defina a parede ideal

O primeiro passo é decidir onde vai ser o seu jardim vertical. Uma dica é escolher um lugar onde as plantinhas possam receber a luz natural, ou pelo menos luminosidade. Também é adequado você colocar em um local que fique próximo das pessoas, para que elas usufruam dos benefícios que os vegetais oferecem.

Reúna os materiais necessários

Você vai precisar de diversos materiais para fazer a montagem do seu jardim. São vários detalhes que não podem ser esquecidos. Vamos te apresentar algumas sugestões, como:

  • estrutura (pallets, prateleiras, etc);
  • vasos, canos PVC, utensílios recicláveis;
  • terra de qualidade e bem adubada;
  • pedrinhas para drenagem;
  • furadeira elétrica;
  • parafusos.

Dependendo do seu estilo ou da decoração da sua casa, os pallets podem ser usados de forma rústica, ou você pode lixar, pintar com verniz ou tinta, para dar uma apresentação mais requintada no local.

A estrutura pode ser feita também apenas com cordas ou barbantes para colocar vasos individuais, ou em duplas, de acordo com a sua criatividade.

Escolha as plantas

Antes de escolher, veja onde o seu jardim vai ser instalado para decidir entre plantas que suportam sol direto, meia sombra, e as que aceitam bem viver em local mais isolado. Conheça algumas:

  • sol direto: jiboia, brilhantina, azaleia, lança de São Jorge, etc.
  • meia luz: bromélia, rabo de gato, suculentas, samambaias e outras.

Selecione os vasos

A escolha depende de como vai ser a estrutura do seu jardim. Por exemplo, se você vai instalar prateleiras, pode-se comprar vasos de vários tamanhos. Contudo, se a ideia for usar pallets ou outros suportes que fixam eles na parede, você terá que usar os vasos adequados.

Faça a montagem

Comece instalando a estrutura onde você vai colocar os vasos, fortalecendo-a para aguentar o peso. Prepare os vasos, plante as espécies e, antes de instalá-los, analise o local e pense bem no lugar que vai colocar cada vaso. Instale todos eles e pronto, seu jardim vertical está concluído.

Ter um jardim vertical em apartamento requer alguns cuidados. O principal é lembrar que as plantinhas vivem em uma pequena porção de terra, precisando ser adubadas no tempo correto. Regue-as conforme a necessidade de cada uma, realize a poda e retire as folhas secas sempre que estiverem aparecendo. Como elas são seres vivos, cuidar com amor e carinho ajuda a fazê-las ficarem bem.

Gostou das nossas dicas de como fazer um jardim vertical em apartamento? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais. Vamos incentivar as pessoas a terem mais contato com a natureza!

Dicas

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.