Quais documentos eu preciso para alugar um imóvel

Gustavo Bugnotto
Gustavo Bugnotto

Table of Contents

Se você pretende alugar um imóvel, e já tem algum em vista, é importante saber que para assinar contrato de locação é necessário apresentar alguns documentos.

Vale saber que a exigência de cada documento para alugar imóvel pode variar de uma imobiliária para outra, porém, existe um padrão para essa solicitação.

A apresentação dos documentos são fundamentais para a imobiliária conhecer a pessoa com quem está fazendo acordo, como também, para proteger as partes envolvidas no processo, e com isso, evitar problemas e possíveis abusos.

Vamos te apresentar uma lista dos documentos necessários para locar seu imóvel, que talvez até já esteja em vista. Acompanhe!

Documentos de identificação

As imobiliárias seguem as mesmas exigências de qualquer empresa ao fazer um acordo com os seus clientes que é solicitar pelo menos o RG (Registro Geral), popularmente chamado Carteira de identidade. É considerado o informativo “coringa” para apresentar as informações sobre uma pessoa. Isso porque vem acompanhada de foto e, na maioria dos casos, consta também o número do CPF.

No entanto, caso o interessado não esteja com o RG presente, um documento que pode substituí-lo totalmente é a CNH (Carteira Nacional de Habitação), por conter dados que constam no RG.

Os documentos são exigidos de todos que de alguma forma contribuem para o pagamento do aluguel. Se você for casado(a) também pode ser exigido essas informações do seu parceiro também.

Outras informações também podem ser solicitadas, como contatos de telefone, email, e profissão.

Certidão de estado civil

Por vezes, pode até acontecer a indagação de por que a Certidão de estado civil é necessária para assinar um contrato de locação de imóvel, não é mesmo? A Certidão de estado civil demonstra se você é solteiro, casado, separado ou viúvo.

Para algumas empresas essa informação pode talvez constatar que você tem uma pessoa para somar com você nas ocasiões de dificuldade de pagar as mensalidades, caso não tenha fiador para concretizar o contrato locatício.

Comprovantes de renda

Para que o contrato de aluguel realmente aconteça, a apresentação dos comprovantes de renda dos três últimos meses são essenciais. Isso comprova que o interessado no imóvel tem recursos financeiros suficientes para arcar com o valor das mensalidades da locação.

Algumas imobiliárias exigem que o valor do comprovante orçamentário seja de pelo menos três vezes o preço das mensalidades do aluguel, para realmente dar certeza de que o inquilino não terá dificuldades de honrar o seu compromisso sem causar transtornos para si e para o proprietário.

Esse valor também é levado em consideração para os casos em que acontece um aluguel sem fiador. Afinal, quando não há presença de fiador, é o próprio locatário a garantia direta de pagamento e a imobiliária é a garantia indireta.

Aqui você tem uma lista de alguns exemplos que podem ser usados para comprovar a renda:

  • CLT: Foto do contracheque, holerites, da carteira de trabalho, pró-labore, ou do demonstrativo de pagamento na conta salário;
  • Funcionário Público: Foto do contracheque, holerites, da carteira de trabalho, ou do demonstrativo de pagamento na conta salário;
  • Empresário(a): Extratos bancários dos últimos 3 meses, ou declaração de IR do último ano.
  • Autônomo(a): Extratos bancários de pessoa física dos últimos 3 meses, declaração de IR do último ano.
  • Aposentado/Pensionista: Extrato bancário dos últimos 3 meses completos, declaração do INSS ou do órgão competente. Demonstrativos do lançamento e pagamento na instituição bancária.
  • Estudante/Bolsista: Extratos bancários de pessoa física dos últimos 3 meses.

Aluguel via pessoa jurídica

Se você estiver alugando um imóvel em nome de uma empresa (pessoa jurídica), os documentos exigidos também mudam.

  • Nome da empresa;
  • Cópia do contrato social
  • Documento pessoal dos sócios (Nome completo e CPF);
  • Data de nascimento (da empresa);
  • Contatos de telefone e email;

🚨
Cuidado para quem você envia esses documentos

Muitos golpes de aluguel vem surgindo, principalmente nas redes sociais. Por isso, fique atento e não envie nenhuma documentação pessoal para quem você não conheça.

Agora que você já sabe que o documento para alugar imóvel é indispensável para assinar o contrato, é importante que se organize com bastante antecedência, e assim, já se dirija com toda documentação em mãos.

Apesar de não parecer, todos os documentos são de fácil acesso e você deve ser capaz de juntá-los facilmente. Aqui na imobiliária Mobg, você envia toda essa documentação de forma digital, o que agiliza muito todo o processo de locação.

Que tal descobrir como alugar sem burocracia? Então leia o artigo guia completo para alugar um imóvel sem burocracia.

Morar de Aluguel

Gustavo Bugnotto

Apaixonado por detalhes e produtos, engenheiro e tibiano nas horas vagas.