Iluminar ambientes fechados: como fazê-lo da melhor forma?
Table of Contents
Entender como clarear ambientes fechados é um dos maiores desafios do design de interiores. Afinal, quando o projeto funciona, o espaço pode ficar mais agradável e convidativo, além de funcional. Mas, o grande problema acontece quando existe uma falta de fontes de luz, como nos ambientes fechados. Nessa hora, é preciso muita criatividade para encontrar soluções e iluminá-las da forma certa.
Desse modo, você consegue valorizar seu projeto e criar uma experiência única para os seus clientes. Neste post, confira por que é importante focar na iluminação de ambientes fechados para dar ainda mais qualidade para seus projetos. Veja também algumas dicas para fazer isso. Boa leitura!
O que são ambientes fechados?
Os ambientes fechados são áreas limitadas de um imóvel e que contam com pouco ou nenhuma entrada de luz. Isso acontece normalmente em lavabos, despensas, closets, escritórios e demais cômodos que geralmente não recebem muito espaço nos projetos arquitetônicos.
Eles se diferem dos espaços abertos por conta da passagem de luz, da quantidade de metros quadrados e do espaço livre para a passagem de ar. Por isso, é importante levar essas diferenças na hora de planejar tanto os espaços mais abertos quanto os fechados.
Em alguns casos, por conta do espaço reduzido e da falta de entrada de claridade, muitas pessoas podem evitar utilizar o cômodo. Portanto, vale a pena investir em recursos para transformar todos os espaços da casa em um ambiente agradável, aconchegante e acolhedor.
Por que vale a pena iluminar ambientes fechados?
Os ambientes fechados podem até passar despercebidos em uma casa. É aquele hall de entrada, uma sala de TV sem janelas, ou ainda, um lavabo fechado. Dessa forma, é importante prestar atenção na hora de iluminar esses ambientes, para garantir o seu melhor uso, além de aproveitar algumas vantagens.
Deixa o espaço mais bonito
Não é novidade que a iluminação deixa um espaço mais bonito. Nesse caso, ela faz grande diferença para os ambientes fechados, que ficam mais escuros e despercebidos.
Por exemplo, num hall de entrada, mesmo que seja usado só de passagem, uma boa iluminação torna o lugar mais convidativo, e faz com que a pessoa chegue em casa e se depare com um espaço acolhedor.
Economiza na conta de energia
Dentre os gastos fixos de uma casa, a conta de energia tende a ser um dos mais altos. Mas, é possível diminuir drasticamente esta despesa, quando se faz um projeto de iluminação inteligente.
Nesse caso, é possível usar tecnologias de sensores e lâmpadas mais econômicas, como as de LED. Nesse sentido, determinar onde cada fonte de luz vai ficar e seus resultados é a melhor maneira de otimizá-las e garantir uma iluminação adequada para aquele espaço, com menos investimento.
Cria um clima ideal para o cômodo
As luzes certas podem deixar um ambiente mais estimulante ou relaxado. Afinal, não só a quantidade de fontes, mas também sua cor, além de como, incide nos objetos, determina o clima de cada lugar. Por exemplo, na sala de TV sem janelas, elas conseguem deixar o cômodo confortável para ver filmes, eliminando a sensação de claustrofobia.
Como fazer a iluminação destes espaços?
Agora que você sabe a importância de iluminar ambientes da forma certa, a fim de atender as necessidades da casa, confira como algumas dicas de decoração podem ajudar nesse projeto, sem você precisar de reformas!
Tenha atenção às cores das paredes
As cores escolhidas para iluminar ambientes, especialmente os fechados, fazem muita diferença. Isso porque as cores claras podem expandir a iluminação, dando a impressão de um espaço mais amplo. Já as cores escuras tendem a criar um clima mais carregado, aparentando que o cômodo é ainda menor.
Nesse sentido, o ideal é encontrar um equilíbrio entre os dois tipos de tonalidades. Afinal, em espaços fechados, o excesso dos extremos claro e escuro é exagerado, podendo causar desconforto.
Por exemplo, em vez de usar o branco puro nas paredes, é possível optar por tons de areia ou nude. Já quanto às cores escuras, em vez do preto ou do cinza, o azul-marinho pode trazer mais tranquilidade e harmonia.
Escolha bem os pontos de iluminação
Em um projeto de iluminação, você deve se preocupar com a fonte de luz principal, que atinge a maior parte do cômodo. Mas, além disso, ela pode ser complementada com outras luzes indiretas e de destaque, visando criar um cenário mais harmonioso.
No caso da iluminação indireta, algumas soluções como arandelas, luzes no teto e no chão criam detalhes únicos e bonitos, garantindo o clima certo ao cômodo. Além disso, abajures, lustres e outros tipos de luminária ajudam na composição, sendo itens essenciais na decoração.
Quanto às luzes de destaque, elas podem ser um ponto de iluminação extra em estantes, escrivaninhas, quadros, espelhos e outros objetos nos quais você queira dar um foco maior. Aliás, é possível usá-las na cozinha, para clarear a pia ou balcões.
Evite mobiliário pesado e escuro
Mesmo que você não use paredes escuras, o mobiliário em cores e materiais, como sofá de couro preto ou estante de madeira, podem atrapalhar a boa difusão da luz. Nesse caso, é importante evitá-los ou escolher peças nessas cores com design mais leve.
Outra dica é tomar cuidado com o tamanho da mobília e de seu posicionamento. Isso porque quanto maior, mais ela pode bloquear a luz. Além disso, se os móveis forem postos em frente à janela ou de forma perpendicular a ela, podem favorecer esse bloqueio. Isso também acontece quando luminárias e móveis são combinados de forma que muitas sombras são criadas.
Use acessórios
Certos acessórios de decoração são muito favoráveis para criar composições únicas, ajudando a iluminar ambientes sem reformas. Por exemplo, os espelhos são os preferidos nesse caso. Afinal, eles conseguem aparentar um espaço maior, além de refletir qualquer fonte de luz, melhorando a iluminação do cômodo.
Além deles, optar por cortinas leves e transparentes ajuda a difundir melhor as luzes e amenizar a incidência do sol, se for muito forte. Já os tapetes claros são perfeitos para amenizar um chão escuro. Por sua vez, objetos metálicos dão um clima sofisticado ao espaço e também ajudam a refletir a luz.
Pense também na ventilação
Além da questão de iluminar ambientes fechados, esses espaços também têm o problema da ventilação. Por isso, é fundamental escolher soluções que possam resolver os dois aspectos.
Uma claraboia ou o uso de tijolo de vidro, por exemplo, são uma forma de deixar a luz passar, ao mesmo tempo em que ajuda a ventilar o ambiente. Isso também pode ser conseguido se você fizer uma abertura entre o cômodo fechado e o ventilado, por exemplo, com uma parede ripada.
Aposte no verde da natureza
Outra solução é usar as plantas, que oferecem um aspecto mais natural a cada ambiente, tendendo a melhorar o ar, já que algumas espécies são filtradoras. Além disso, o uso de elementos naturais ajudam a evitar que a luz entre no espaço sem ser muito cintilante.
Assim, você tem mais conforto ocular para aproveitar o espaço de modo mais confortável com a sua família. Além de tudo, consegue-se melhorar a qualidade de vida da casa, dado que o ar estará melhor.
Prefira revestimentos mais claros
Se o seu ambiente é muito fechado, quando você opta por cores escuras, vai acabar tendo menor luminosidade e atrapalhar a iluminação do lar. Assim, uma boa dica é escolher revestimentos mais claros, assim como cores simples para parede, que ajudem na iluminação.
Desse modo, você consegue fazer com que o ambiente não fique tão escuro. Vale também usar espelhos para aumentar a sensação de espaço e de luminosidade. Assim, consegue-se aproveitar melhor a luz natural e ter mais claridade em cada local da casa.
Priorize o conceito aberto
Outra opção é optar pelo conceito aberto na casa. Por exemplo, reduzir o número de paredes e integrar ambientes pode ajudar a melhorar a luminosidade dos espaços. Nesse sentido, uma boa alternativa é considerar unir locais como sala de jantar e cozinha.
Para isso, vale contar com o suporte de profissionais especializados. Também é preciso estar preparado para enfrentar uma reforma. Ainda é possível aproveitar para incluir mais janelas na casa, para aumentar a ventilação e a entrada de luz natural.
Use superfícies refletoras
Uma última dica é o uso de superfícies refletoras, como os espelhos. Elas são ótimas para direcionar a luminosidade para dentro de espaços que não tem muita iluminação. Isso porque conseguem refletir a luz natural que entra na casa.
Além disso, vale buscar inspiração nas redes sociais ou em outros canais para entender melhor como utilizar cada dica que apresentamos aqui. Abaixo, listamos algumas opções para você se inspirar.
Como encontrar inspiração para iluminar ambientes fechados
Para encontrar inspiração, vale a pena conferir blogs, sites, revistas e demais conteúdos que tratam de arquitetura e design. Certamente, ao olhar alguns projetos que trabalham bem os aspectos internos de um imóvel, você consegue imaginar diversas possibilidades para os seus.
Vale a pena explorar as cores da natureza e utilizá-las para trazer personalidade para pequenos ambientes. Conte com tons de verde, azul ou cinza para criar uma sensação de calmaria nesses ambientes.
Também é importante contar com luzes de fundo para criar um efeito charmoso, especialmente na criação de closets estilosos. Outra boa dica é ficar de olho no trabalho de outros profissionais que atuam nessa área, encontrando inspiração em seus projetos.
Entender como clarear ambientes fechados é um desafio, pois é preciso conhecer as necessidades da casa e de seus moradores, sendo um trabalho ainda mais interessante quando se trata de espaços fechados. Por isso, é importante realizar um bom projeto, visando aproveitar as vantagens de uma boa iluminação e criar composições de ambientes únicos no seu lar.
Gostou do post? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e contribua para que outras pessoas conheçam essas dicas incríveis!
Blog da Mobg Newsletter
Join the newsletter to receive the latest updates in your inbox.